top of page

 As informações disponibilizadas foram divididas conforme a metodologia de mapeamento

     Mapeamento Estático.

         Analise evolutiva da disseminação do COVID-19 nos municípios do RS.

    Mapeamento Dinâmico- Risco de Propagação por Município - RS-.

        Algoritmo gerado a partir de uma equação peso medidas  que estabelece risco de disseminação do Covid por município, onde a escala de valores estabelecida é de 1 a 10, Valores de 1 a 3 baixo risco, 3 a 6 médio, 6 á 8 alto e 8 a 10 Grave, apos analise do coeficiente de eficiência determinou-se ótimo índice de acerto validando o modelo de simulação, servindo o mesmo como indicativo para o Governo do estado para implementação de medidas necessárias.

     Mapeamento Dinâmico - Simulação de disseminação e capacidade do sistema de saúde

          O Modelo de Simulação  trata de uma provável situação em função das variáveis analisadas, onde através de um sistema de Matriz  Peso Medida  estabeleceu  um algoritmo de calculo de risco, a partir de 43.046.721,00 variáveis, tendo como dados de medidas, densidade populacional, população total, população ativa, distancia de grandes centros, infraestrutura viária, fonte econômica, e dados de peso coeficientes variáveis de percentagem, onde o melhor coeficiente foi de 50% densidade, 25% habitantes e 25%  população ativa.

 

       Valores de Risco de Disseminação.

 

1 - 15   - Baixo a Moderado Risco = Poucos casos isolados, sem problemas na rede de saúde, baixa a média disseminação.

 

16 - 26 - Moderado a Alto Risco = Dependendo da capacidade hospitalar da rede de saúde pode iniciar a ter problemas, principalmente se próximo aos valores máximos  estabelecidos de 26.

 

27 a 32 - Alto Risco =  Quantidade de casos próximo ao colapso, necessidade de aumento emergencial de leitos no próprio sistema, ou em caso de  Incapacidade do sistema de saúde, podendo haver necessidade de transferência de pacientes  ou Hospitais de Campo. 

    Mapeamento Dinâmico - Covid-19 Mundial.

        Abrangência a nível global de dados do COVID-19.

   Mapeamento COVID-19 -YOUTUBE_ Mundial.

      Abrange publicaçoes  sobre o COVID-19 em todo o globo.

    Mapeamento COVID-19 -Raio de risco.

    Através da elaboração de um raio de distancia, determina-se os municípios que estão dentro do raio de disseminação máxima estimado em aproximadamente 40 km.

     Mapeamento Dinâmico- Covid-19 por Municipio.

    Abrange aspectos relacionados a economia, saúde e espacialidade que podem vir a interferir na disseminação do COVID-19.

1-Município -  Localidade ao que se refere, limites políticos.

2-Área - Tamanho do município, em Hectares.

3-População - Numero de indivíduos que habitam no município.

4-Densidade - Relação estabelecida entre a área do município e o numero de habitantes, quanto maior o adensamento maior os riscos de contaminação e disseminação do Covid-19.

5-População Economicamente Ativa - Dado em percentagem, disponibiliza um indicativo da quantidade de pessoas que sofrem deslocamentos em função de exercer atividades trabalhistas, quando não houver isolamento, quanto maior esta população maior o risco de disseminação do vírus.

6-IPH ( Índice de Pobreza Humana) -  Serve como indicador da taxa de pobreza que existe em determinado Município, leva em consideração três variáveis: a- Duração da vida (o percentual da população que não atinge os 40 anos); b-Falta de educação elementar (percentual da população analfabeta); C-Falta de acesso aos recursos e  serviço de saúde, como hospitais, sanitários como água potável e tratamento de efluentes e alimentares, como uma nutrição adequada.

      Valores a baixo de 550 são considerados desenvolvimento humano baixo pela Organização das Nações Unidas (ONU), acarreta em maior facilidade de propagação de doenças e pragas bacterianas ou virósicas.

7-PIB-Percapta - é o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes do município para o ano, quanto maior o PIB teoricamente mais desenvolvido é este município, maior é sua riqueza monetária, e disponibilizaria de mais recursos para aplicar  em melhorias na saúde, educação e saneamento básico.

8-Estabelecimento de Saúde - Locais que tratem da saúde da população, independente do tamanho, ser privada ou publica.

9-Leitos Clínicos - Leitos disponibilizados para tratamento clínico, podendo ser convertido para COVID-19.

10-Leitos Gerais - Demais leitos existentes.

11-Respirador/Ventilador - Equipamento crucial para manter o sistema respiratório ativo nos casos graves do COVID-19.

12-Reanimador Pulmonar - Equipamento que auxilia a entrada de oxigênio nos pulmões, serve com medida paliativa, não apresenta efetividade nos casos graves.

13-UTI Adulta - Unidade de tratamento intensivo, em casos graves do COVID-19 , local onde estes pacientes devem estar locados em função da aparelhagem existente.

14-UTI COVID-19 - Unidades de tratamento intensivo montadas e aparelhadas especificamente para a pandemia do COVID-19.

15-Unidade de Isolamento - Unidades criadas para isolar casos menos grave de COVID-19.

16-UTI Ocupadas COVIDI - UTI que possua paciente positivo para COVID-19

17-UTI Ocupadas Geral - UTI que apresentam-se ocupadas por qualquer enfermidade.

18-Taxa de Ocupação UTI - Porcentagem de leitos de UTI ocupados com qualquer enfermidade. 

19-Capacidade de Internação de Casos Leves - Leitos disponíveis e adaptáveis para casos leves de infecção, são leitos estimados em função do numero de leitos disponíveis apresentados pelo Ministério de Saúde, trata-se de um valor aproximado podendo conter erros de magnitude variável em função da variação do numero total de leitos ocupados.

20-Capacidade de Internação de Casos Graves - Leitos disponíveis para casos graves, leva-se em consideração a necessidade de um respirador, observando-se que existem municípios que apresentam UTI e não possuem respirador, o que não qualifica este município para receber casos graves.

21-Leitos Adaptáveis a Casos Graves - Municípios que apresentam respiradores sobrando, podendo adaptar através do isolamento leitos para casos graves.

22-Incremento  Mensal - Novos casos que acontecem durante o decorrer do mês.

23-Óbitos - Pessoas que venham a falecer em função do COVID-19.

OBSERVAÇAO COMPLEMENTAR - Todas as informações com exceção das capacidades de internação são fornecidas pelo governo federal e estadual, suscetíveis  de inconsistência e erros, tendo como principal fonte o atraso nas informações, que deve ser agravado caso a pandemia do COVID-19 venha a saturar o Sistema de Saúde.  

   

bottom of page